Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
Vila RealSem maioria absoluta poderão ser necessários acordos em quatro freguesias

Sem maioria absoluta poderão ser necessários acordos em quatro freguesias

São quatro as freguesias de Vila Real onde os resultados eleitorais não garantiram maiorias absolutas para a formação do executivo, sendo necessário acordo entre as partes para a sua aprovação.

-PUB-

Na freguesia de Vila Real, onde o Partido Socialista venceu para a Assembleia de Freguesia com 41,54% dos votos e seis mandatos, José Maria Magalhães lidera o executivo. Acontece que o PSD e o movimento independente ‘Todos por Vila Real’ conseguiram eleger três elementos cada, com o Chega a conseguir a votação necessária para um mandato. Ainda que “formalmente” não tenha havido qualquer negociação, como confirmou José Maria Magalhães à VTM, o PS não abdica de formar executivo com elementos da sua lista, apesar de estar em minoria, caso as restantes forças se unam.

O PS tem um cenário idêntico na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, onde Helena Pimentel garantiu a vitória com 45,73% dos votos e quatro mandatos, os mesmos que alcançou o PSD. O  Chega conseguiu um mandato, podendo unir-se aos sociais-democratas para bloquear um executivo nesta freguesia. Helena Pimentel, que venceu as eleições, confirmou à VTM que ainda não existiu “qualquer conversa” com os elementos pertencentes às restantes listas, estando a situação em análise.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS