Sábado, 14 de Setembro de 2024
No menu items!

Semana Cultural na Cumieira decorre até domingo

A Cumieira está em festa com a promoção da Semana Cultural, onde não faltará música, animação, momentos culturais e a gastronomia típica.

-PUB-

A apresentação da semana cultural aconteceu ontem, no espaço Come Na 2, onde foram muitas pessoas que se associaram ao evento, que iniciou com o jogo do panelo, ao que se seguiu o jantar com os tradicionais rojões no pote e uma peça de teatro, que apresentou a grande revista à portuguesa.

Isabel Felizardo, presidente da Junta de Freguesia da Cumieira, destacou à VTM que haverá folclore, animação musical, DJ, apresentação dos jogadores jovens do Sporting Clube da Cumieira. “Prometemos muita animação e diversão, numa semana dedicada à comunidade e onde todos estão convidados a participar”.

Ao nível da gastronomia, a autarca revela que hoje à noite no Parque do Assento “será servida a Massa dos Casamentos no pote, um prato rico em carnes, que era usada nos casamentos antigamente”.

Na sexta-feira, “haverá arroz de feijão com as pataniscas de bacalhau, no sábado, a feijoada e no domingo haverá porco no espeto”.

Isabel Felizardo lembrou a importância desta semana cultura, que já vai na 11ª edição. “É um marco na freguesia, porque as pessoas já marcam as férias para esta altura, porque aqui reencontram amigos e familiares que já não vêm há algum tempo, porque estão a trabalhar fora. É também um momento de partilha do que existe de melhor nesta terra”.

No domingo à tarde, realiza-se a Feirinha, onde será possível adquirir produtos locais.

Alberto Tapada, proprietário do espaço Come Na 2, elencou as potencialidades da Cumieira, uma “localidade com grande dinamismo”.

Destacou ainda a importância dos jogos populares para dinamização dos concelhos. “Sabemos que se pratica menos, mas poderia ser uma forma alternativa de promover o conhecimento intergeracional para a perpetuação deste modo de ocupar o tempo. São umas das mais espontâneas e forte manifestações da alma de um povo”.

Além disso, acrescentou, “não requer grande suporte financeiro”, deixando ainda o desafio à autarquia de Santa Marta de Penaguião para aproveitar a dimensão dos jogos populares, que poderiam ajudar a aproximar gerações.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS