Domingo, 22 de Maio de 2022

Semana diocesana do Consagrado decorre em Macedo de Cavaleiros

Hoje, IV Domingo do Tempo Comum e 69.º Dia Mundial dos Doentes de Lepra tem início a Semana da Vida Consagrada na Diocese de Bragança-Miranda. Assente no tema «Consagrados para uma Igreja Sinodal», a edição deste ano decorre até dia 6 de fevereiro, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

De acordo com o programa, a abertura teve lugar na eucaristia de domingo, na freguesia de Talhas, às 11h30.  Durante a semana, em todas as eucaristias haverá a partilha de um testemunho vocacional.

No dia 1 de fevereiro, nas várias comunidades religiosas, promovem-se Vigílias Vocacionais. Na quarta-feira, dia 2, será celebrada uma Eucaristia Vocacional na Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja, em Macedo de Cavaleiros, às 19h30. É esperada a participação dos diferentes grupos de catequese de adolescentes e jovens da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia.

Na sexta-feira, dia 4, os consagrados participam numa tertúlia que será transmitida pela rádio “Onda Livre”, e no sábado vão aos grupos de catequese partilhar algumas experiências de vida.

Domingo, dia da Festa da Vocação Consagrada, D. José Cordeiro, arcebispo metropolita eleito de Braga e administrador de Bragança-Miranda, preside à eucaristia de encerramento da Semana, pelas 11h30, na igreja de Santa Maria Mãe da Igreja. Nela, todos os consagrados e consagradas farão a renovação dos seus votos.

As ações são promovidas pelo Secretariado regional de Bragança-Miranda da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal e decorrem nas Unidades Pastorais da Divina Misericórdia e de Santo Ambrósio.

Atualmente, na diocese transmontana estão presentes seis congregações femininas (Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs de Santa Doroteia, Irmãs de S. José de Cluny, Carmelitas da Antiga Observância, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias , Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado) e duas masculinas (Salesianos e os Marianos da Imaculada Conceição). Em Palaçoulo foi recentemente fundado o Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja e a Diocese conta também com 3 eremitas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.