À semelhança de anos anteriores, este é um evento que irá reunir fiéis e visitantes, que terão à sua disposição uma programação que une a tradição e a espiritualidade. As celebrações incluem missas, concertos, procissões e também a visita pascal, com a fé e a devoção a serem os ingredientes chave.
Para o presidente da câmara, Francisco Lopes, este período representa uma “caminhada espiritual e penitencial que nos levará até ao Domingo de Páscoa”, considerado “um dos dias mais importantes para a Fé Cristã”.
E como é tradição, a Misericórdia de Lamego vai colaborar na organização da Semana Santa, em particular na imponente Procissão do Senhor Morto e na Procissão das Sete Bandeiras.
“A fé e a tradição levam milhares de pessoas às ruas durante a Semana Santa de Lamego. Vivemos este período do ano de uma forma muito emocionada. É, pois, com profundo orgulho e sentido de responsabilidade que esta Santa Casa se associa à organização desta celebração católica, em particular das suas seculares procissões, muito participadas por membros de diferentes irmandades e confrarias”, realça o Provedor, António Carreira.
A programação arranca esta quarta-feira, com a Via Sacra a sair da Igreja da Graça às 21h30. No dia seguinte tem lugar, às 21h30, a Procissão de Nosso Senhor dos Passos, que volta a sair à rua no dia 30, às 16h00.
Em abril, no dia 5, a Igreja Catedral será palco do concerto Iberian Ensemble, às 21h30. No dia seguinte decorre a Festa de São Lázaro, no Bairro da Ponte, e para as 15h45 está agendada a Peregrinação Jubilar Arciprestado de Lamego, “Peregrinos da Esperança”.
No dia 12 de abril, às 21h30, decorre a Via Sacra dos Jovens da Sé, Almacave, Cepões e Resende e no dia 13, domingo de ramos, haverá bênção dos ramos às 10h00 (Igreja Catedral) e 10h30 (Igreja das Chagas), havendo também missa na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave (11h00). Neste dia, às 15h30, tem lugar no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios “A maior prova de amor – Grupo Polifónico de Resende”.
Na quinta-feira santa, dia 17, há missa crismal na Igreja Catedral, seguindo-se a Celebração da Ceia do Senhor, com Lava Pés, às 17h00. À noite, com partida da Igreja das Chagas, acontece a Procissão das Sete Bandeiras, que percorre a cidade. No dia seguinte, irá realizar-se a Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Esta parte da Igreja das Chagas, às 21h30, e é considerada um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa.
Em véspera do dia de Páscoa (19), a Igreja Catedral é palco da Vigília Pascal, às 21h30. A programação termina no dia 20 de abril, Domingo de Páscoa, com a Procissão e Missa da Ressurreição a acontecer às 8h00 na Igreja das Chagas, às 8h30 na Igreja Catedral e às 9h45 no Santuário dos Remédios. A partir das 10h00 tem início a visita pascal e o dia termina às 17h00, em Lalim, com a Queima do Judas.