Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023
No menu items!

Ser pastor por paixão

Quando o êxodo rural é o caminho mais comum e a chegada à maioridade significa muitas vezes abandonar a aldeia, para estudar ou trabalhar fora, tantas vezes no estrangeiro, ainda há quem contrarie esta tendência. Luís Martins, de 19 anos, diz ter “paixão” pela pastorícia e dedica-se à atividade em Cabril

-PUB-

Luís guia-nos com a sua mota monte acima, desde a aldeia de Cabril, até ao local do Poio, em pleno Parque Natural Peneda-Gerês, onde o rebanho fica durante o dia, na altura do verão. Depois da estrada, seguimos por um caminho de terra batida e depois por um trilho a pé. Ao fim da tarde é este o ritual. Vai diariamente confirmar como está o rebanho e dar de comer aos cães, que têm a importante missão de proteger, guardar e até guiar as cabras. “Chego cá por volta das 6 da tarde, para ver onde elas andam, para as ir buscar, dar uma volta com elas e depois deixo-as aqui à noite”, conta o jovem pastor.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.