Quarta-feira, 29 de Abril de 2026
Em Foco“Quando se dedica a vida ao outro por amor”

“Quando se dedica a vida ao outro por amor”

Estima-se que existam entre 800 mil e 1,4 milhões de cuidadores informais em Portugal, representando cerca de 10% da população. No entanto, o número de cuidadores com estatuto formalmente reconhecido é significativamente menor, rondando os 18 mil, em 2025. A maioria são mulheres, familiares diretos, que cuidam de pessoas dependentes, como pais, filhos ou irmãos.

-PUB-

A VTM foi conhecer três histórias distintas de quem abdicou da sua vida para cuidar do outro. Por vezes, surge a exaustão, o cansaço, mas, ao mesmo tempo, o amor pelo outro é a recompensa maior.

Rosa Fernandes tem um filho autista com 11 anos. Tirou o curso de engenharia florestal, mas nunca exerceu na área. Começou por trabalhar num centro de estudos, a dar explicações. No entanto, quando o filho nasceu não estava a trabalhar e tinha decidido ficar com ele em casa até aos três anos.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS