Sábado, 17 de Janeiro de 2026
No menu items!
RegiãoSouto Maior promoveu Feira Tradicional da Matança do Porco

Souto Maior promoveu Feira Tradicional da Matança do Porco

Souto Maior reviveu uma das tradições mais antigas da aldeia com a realização da 10ª edição da Feira Tradicional da Matança do Porco.

-PUB-

A edição deste ano começou ao início da tarde de sábado, com a arruada do grupo de Bombos Zés Pereira de Sabrosa, seguida pelo momento alto do evento, a matança do Porco e a degustação do sarrabulho, servido a todos os presentes.

A tarde continuou com o Grupo de Concertinas de Baião, que encantou o público com as suas músicas tradicionais e contagiantes, trazendo uma energia vibrante ao evento. Seguiu-se o jantar nas tasquinhas e a noite culminou com o concerto dos Toka&Dança, que encerraram o primeiro dia do certame num ambiente de pura animação.

O segundo dia da feira ficou marcado pela desmancha do porco, cujas carnes foram servidas no tradicional almoço convívio entre todos. Ainda de manhã, teve lugar a missa campal na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Souto Maior, com a participação do Grupo Coral local.

Após o almoço, prosseguiu-se a atuação do grupo de Bombos Águias da Lage, seguida pelas intervenções oficiais, onde a Presidente da ACDRSM, Beatriz Garcia aproveitou para endereçar um agradecimento especial a todos os presentes, demonstrando o orgulho em celebrar uma década da realização da Feira Tradicional da Matança do Porco.

O presidente da Junta de Freguesia de Souto Maior, António Garcia, sublinhou que o objetivo deste certame é “resgatar e preservar a tradição de uma prática que, outrora, era o principal sustento das famílias e uma forma de fortalecer laços sociais, ao mesmo tempo que promove o convívio, a troca de conhecimento, memórias, alegrias e saudades”.

Aproveitou o momento ainda para agradecer o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa, à ACDRSM, aos expositores e a todos os presentes.

A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, saudou todos os presentes e começou por “agradecer aos expositores por continuarem a afirmar os seus produtos”, destacando a importância do evento, considerando-o “como uma expressão cultural que faz parte da identidade desta região que reúne famílias, promove laços comunitários, estimula a colaboração entre vizinhos e incentiva a partilha de conhecimento e o saber fazer”.

O evento continuou com a atuação do grupo “Suspensive Mood”, seguida pelo grupo “Às da Concertina”. Para terminar, foram servidos os tradicionais rojões no pote, que deliciaram os presentes, trazendo ainda mais sabor ao evento.

A X Feira Tradicional da Matança do Porco foi organizada pela Junta de Freguesia de Souto Maior, com o apoio do município de Sabrosa e da ACDRSM, e promete continuar ano após ano a ser um evento fundamental na preservação das tradições locais e promotor na criação de laços sociais.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS