A partir de julho, os espetáculos saem para a rua, já que a maioria se realiza ao ar livre, e vão percorrer os espaços exteriores do Teatro, mas também vão “andar” pelo centro histórico da cidade.
Entre os nomes que fazem parte do cartaz estão Maro, a vencedora do Festival da Canção, Mário Lúcio – Cabo Verde com Nancy Vieira, Mallu Magalhães, Aline Frazão e os Criatura. Estes são alguns dos nomes que sobem ao palco do Auditório Exterior, num pequeno périplo pelas variantes da cultura lusófona.
Em paralelo, os Clássicos de Verão trazem também a música erudita para o ar livre, com um programa que será em breve divulgado.
O regresso do Arruada – Ciclo de Artes de Rua de Vila Real, combinado com espetáculos do projeto “Somos Património”, apoiado pelo Norte 2020, assegura um programa semanal, com espetáculos de teatro, novo circo e transdisciplinares que farão das noites de sexta-feira e das manhãs de sábado momentos “únicos” nas ruas do centro histórico.
A destacar ainda o regresso do Rock Nordeste, que tem os primeiros concertos no auditório exterior do Teatro. Os concertos serão nos dias 24 e 25 de junho, com entradas gratuitas e um cartaz exclusivamente dedicado à música portuguesa.
A edição de 2022 tem em cartaz Ikoqwe, Paus, Marta Ren, NBC e Dj Kitten, Lena D’Água, Surma, Filho da Mãe, GrogNation e Nuno Calado DJ.