O principal objetivo desta atividade consistiu na sensibilização e motivação dos alunos para a educação literária e para o desenvolvimento cívico dos mesmos, tornando-os cidadãos civicamente responsáveis.
Neste caso concreto, foram apresentadas duas obras que integram as metas definidas para o 2.º ciclo de escolaridade. Relativamente ao 5.º ano, os alunos assistiram à encenação da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, cujo intuito se prende com a importância dos valores essenciais à nossa vida. Aspetos como os nomes dos pretendentes da princesa e as situações constantes de pedido e de recusa da sua mão, bem como a presença singular do bobo, contribuíram fortemente para a construção humorística, que tão bem se refletiu nesta peça.
No que diz respeito ao 6.º ano de escolaridade, a encenação da obra “Ulisses” da ilustre Maria Alberta Menéres, uma referência literária dos nossos tempos, deu-nos a conhecer a história do regresso de Ulisses a casa, após dez anos de guerra com os troianos.
Nesta viagem muitas peripécias aconteceram. Ele enfrenta ciclopes, é tentado por sereias, encontra a feiticeira Circe e a sua mãe, já morta, na ilha dos Infernos. Somente dez anos depois, Ulisses chega ao seu destino, onde enfrenta os pretendentes ao seu trono, exigindo a Penélope a escolha de um novo rei. Felizmente tudo acabou bem!
Os alunos “participaram com empenho e interesse na atividade que lhes proporcionou momentos de interação constante com os atores da companhia. O balanço que se faz é, indubitavelmente, positivo”.