Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
No menu items!

TeleTrade: Espigões de petróleo a apagar esperanças de desinflação

CONTEÚDO PATROCINADO

-PUB-

De acordo com o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), os números recentes da inflação dos EUA deram aos mercados algumas esperanças de uma melhoria das perspectivas económicas globais. No entanto, acabou por ser uma melhoria de curta duração, uma vez que um forte pico nos preços do petróleo quase matou aquela esperança fantasma. As Despesas de Consumo Pessoal (PCE) indicaram apenas um pequeno crescimento de 0,3% na base mensal em Fevereiro, após um excedente muito mais forte de 0,6% em Janeiro. Este último número foi também revisto para 0,5.

Estes dados acenderam as expectativas de uma postura potencialmente menos falsa da Reserva Federal (Fed) em comparação com o Banco Central Europeu (BCE) e outros reguladores, o que ajudou imediatamente Wall Street a continuar o seu rally. O índice Nasdaq Composite, tecnicamente pesado, registou o seu maior ganho percentual trimestral desde a pandemia de Junho de 2020, enquanto o barómetro largo S&P 500 terminou a última sessão de Março acima da sua importante barreira psicológica de 4.100.

No entanto, a excitação do mercado estalou nas notícias cerca de 1,16 milhões de bpd (barris por dia) de produção seria cortada por vários países exportadores de petróleo dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Outra ronda potencial de aumentos dos preços da gasolina antes da época de Verão, poderá ganhar impulso adicional se os preços do petróleo Brent se mantiverem acima dos 80 dólares/bbl nos próximos meses. E este é agora um cenário bastante realista, tendo em conta o facto de que a principal referência europeia de petróleo bruto subiu subitamente em quase $6 a cerca de $85,5/bbl logo após o anúncio.

Sem dúvida, isso vai tornar-se um factor de pressão considerável sobre os custos em todo o mundo, acredita o analista da TeleTrade. Pode comer uma parte de leão dos lucros das empresas e as despesas de combustível podem ser acrescentadas aos investimentos de capital das empresas, alimentando dramaticamente a ideologia de baixa nos mercados bolsistas. A comunidade investidora terá terreno suficiente para acreditar que os banqueiros centrais poderão ir mais longe com o aumento das taxas de juro para combater pressões inflacionistas adicionais.

O facto de a Arábia Saudita ter facilmente aderido à Rússia na sua redução de 500.000 bpd, e de os Emirados Árabes Unidos, Iraque, Kuwait, Omã e Cazaquistão estarem também envolvidos na recente promessa de redução, bem como relatórios anteriores de que Riade não venderá petróleo a países que tentam impor um limite máximo de preços aos fornecimentos sauditas, não deve ser subestimado.

Mesmo que tudo isto seja apenas um passo preventivo por parte dos países produtores, antecipando uma recessão, e os preços do petróleo acabem por cair, isto dificilmente satisfará a economia e os mercados globais. Assim, os actores do mercado devem concordar com as palavras do representante do Kremlin, que comentou que “é do interesse da energia mundial manter os preços mundiais do petróleo ao nível adequado, pelo que faz sentido concentrar-se nesta ideia, enquanto a satisfação ou insatisfação dos outros é da sua própria conta”.

Renúncia de responsabilidade:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educativos, não se destinam a servir de oferta ou solicitação para a compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento por parte da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico sem ter em conta objectivos individuais de investimento ou situação financeira. O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento. A confiança indiscriminada em material ilustrativo ou informativo pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado no passado não é um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não são um guia fiável para o desempenho futuro.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS