Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022

Tribol afirma-se como “uma marca para as novas gerações”

Evento arranca esta sexta-feira. a vertente solidária faz parte da sua identidade, em que todos estão convidados a ajudar com a entrega de um bem alimentar

-PUB-

Está de regresso, à cidade de Vila Real, o “maior evento desportivo de verão” – o Tribol de Praia. A realizar-se pelo décimo primeiro ano consecutivo, o torneio que junta o futebol, o andebol e o voleibol volta, já amanhã, ao areal de Codessais, e promete, aliando o desporto, com o convívio e animação, proporcionar um fim de semana “em grande” a todos os visitantes. 

Este ano, a principal novidade está na extensão do torneio às crianças, com a introdução, pela primeira vez, do Tribol Kids, onde os miúdos inscritos nos campos de férias podem vivenciar, de perto, toda a experiência atinente ao universo do Tribol, tornando-se as grandes estrelas do areal, como explicou Adriano Tavares, o mentor da iniciativa. 

“A principal aposta é passar a marca Tribol para as novas gerações e, com isso, perpetuar no tempo este evento multidesportivo. Queremos proporcionar um mini Tribol para o público mais novo, de forma a tentar aliciar as famílias a estarem presentes, a desfrutar do espaço e de todas as atividades de academia ou de ginásio que vão acontecer”, explica. 

A par do Tribol Kids, uma outra novidade é também o concurso de fotografia que vai decorrer. Segundo este responsável, o Tribol Photo Contest pretende atribuir outra dinâmica ao evento, através da partilha de fotografias sobre o torneio nas redes sociais, usando a hashtag #TRIBOLÉMUITOMAIS. Este concurso irá, assim, permitir “difundir” a marca e toda a realidade relativa à festa do desporto, que congrega três modalidades. 

Quanto à prova, o torneio conta, novamente, com 16 equipas, provenientes de várias regiões do país, em que cada equipa é composta por oito elementos que vão disputar a competição, jogando futebol, andebol e voleibol. Com o Tribol a “afirmar-se como uma referência nos eventos desportivos de verão”, Adriano Tavares confessa, contudo, que são cada vez mais as inscrições de equipas de ano para ano, mas o espaço acaba por limitar o número de participantes. 

“Mais uma vez, a procura tem excedido a oferta. Não conseguimos ter um quadro competitivo superior. Este ano pré-inscreveram-se mais equipas que as 16 permitidas e naturalmente que lamentamos”, refere. 

Mas como o “Tribol é muito mais”, aliada à vertente desportiva, o evento promove, ainda, uma ação solidária, à semelhança daquilo que tem realizado em anos anteriores. Este ano, a organização deliberou apoiar as corporações de bombeiros da Cruz Verde e da Cruz Branca, e ainda a Cruz Vermelha Portuguesa. Haverá, desta forma, uma recolha de fundos para ambas as corporações, e ainda uma alimentar a reverter para esta última instituição, em que qualquer pessoa pode participar, mas cada elemento, das equipas participantes, terá de se fazer acompanhar, obrigatoriamente, de um bem alimentar não perecível. “Dessa forma conseguimos, desde logo, uma quantia significativa de alimentos para que, posteriormente, a Cruz Vermelha possa fazer chegar a quem mais precisa”. 

A apadrinhar o torneio, na modalidade de voleibol, visita o Tribol a conhecida atleta Margarida Almeida, mais conhecida como Guidinha, a qual passou por vários clubes de renome nacional, como o Leixões SC e o Sporting CP. No futebol, um homem também da região, Pedro Palas, conhecido técnico de futsal, será o padrinho da modalidade. No andebol, o treinador internacional Manolo Laguna, surge como a estrela e a principal referência, apadrinhando a modalidade. 

A acrescentar ao Tribol, depois de todo o desgaste físico que a competição exige, tem lugar a TriParty, no dia 7 de julho, um evento com muita animação, convívio e música à mistura. A animar a noite, o espaço vai contar com a atuação de “SYNC MODE” e do DJ Zé Carlos. 

Rui Santos, presidente da autarquia de Vila Real, na apresentação do torneio, aproveitou para tecer largos elogios a toda a organização e afirmou que o Tribol é já “uma referência” na cidade, porque se “tem reinventando a cada ano que passa e tem marcado, pela positiva, todo o desporto”. 

O evento é uma organização conjunta entre a Associação de Andebol de Vila Real, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vila Real.

Declarações

 

Adriano Tavares, responsável da organização

“A principal aposta é passar a marca Tribol para as novas gerações e, através do Tribol Kids, perpetuar no tempo este evento multidesportivo”

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.