Sábado, 2 de Julho de 2022

Tromba de água afectou fortemente a localidade de Barbadães de Cima

Animais feridos, caminhos esventrados, terras de cultivo destruídas, queda de muros e casas alagadas. Estes avultados prejuízos advieram de uma forte “tromba de água” que, na Sexta-feira, fustigou a localidade de Barbadães de Cima, na freguesia de Vreia de Bornes, com a população a temer o pior. Após as fortes chuvadas que se fizeram sentir, […]

Animais feridos, caminhos esventrados, terras de cultivo destruídas, queda de muros e casas alagadas. Estes avultados prejuízos advieram de uma forte “tromba de água” que, na Sexta-feira, fustigou a localidade de Barbadães de Cima, na freguesia de Vreia de Bornes, com a população a temer o pior.

Após as fortes chuvadas que se fizeram sentir, naquela localidade, ao início da tarde de Sexta-feira, dia 25, no cimo do povoado, por volta das 17 horas, a terra rebentou, com a força da água que deu início a uma verdadeira enxurrada de lamas que invadiram propriedades, arrastaram alguns cabritos e cães, destruíram terras granjeadas, levantaram caminhos florestais e os arruamentos do perímetro urbano de Barbadães de Cima.

Um dos edifícios mais afectados foi o do clube local, onde as lamas entraram e a água atingiu mais de 30 cm de altura. As operações de limpeza, levadas a efeito pela população, com máquinas e outro tipo de equipamentos, com a ajuda da Protecção Civil, estenderam-se ao longo do dia. As máquinas da edilidade vão continuar a minorar os estragos, durante mais alguns tempos, enquanto os habitantes já começaram a estimar os prejuízos que tiveram.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.