A edição deste ano arranca em Mirandela, a 23 de março, para um evento a decorrer durante cinco semanas, com atividades espalhadas entre os cinco concelhos do Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
O PNRVT é outra vez o responsável pela organização do “Tua Walking Festival”, um festival “que quer valorizar e promover território de forma integrada, incluindo os recursos com maior potencial e que melhor refletem a identidade das comunidades locais”, explica a organização.
“Uma das novidades é o aumento do número de inscrições até ao limite que não comprometa a qualidade e as questões ambientais, que devemos e queremos acautelar”, adianta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.
A edição deste ano vai manter o modelo dos anos anteriores, replicando o plano de atividades entre os vários municípios inseridos no festival, assegura o PNRVT.
O programa do festival “pretende atrair pessoas também de fora do território e motivá-las a dormir, pelo menos, uma noite na região”, razão pelo cada município “desenha um programa de atividades recreativas e culturais”.
Alguns exemplos do que espera os participantes deste festival são visitas ao património, provas de vinhos, provas de produtos locais, workshops, espetáculos musicais, observação de estrelas e até organização de pequenas feiras de produtos da terra.
A presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, reitera a importância deste tipo de iniciativas, “é muito importante que as pessoas sejam capazes de reconhecer e valorizar os seus recursos e se sintam orgulhosas quando são visitados”.
“O Festival acontece em fins-de-semana da “época baixa” pelo que também se apresenta como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística”, remata.
As inscrições para o festival e os programas individuais em cada um dos concelhos já estão abertas ao interessados em participar e estão disponíveis no website do PNRVT, em parque.valetua.pt