Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021
Um dos utentes a usufruir do serviço ©DR

ULS Nordeste implementa visitas online para doentes internados

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste implementou um projeto de visitas online nos hospitais que a integram, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

-PUB-

Em comunicado, a ULS Nordeste revela que o objetivo passa por “favorecer a comunicação entre os doentes internados e as suas famílias”, de forma a atenuar os “efeitos negativos da distância física”.

Esta é ainda uma forma de “humanizar” também a prestação de cuidados aos doentes, numa altura particularmente difícil devido à pandemia.

A ULS explica que as visitas hospitalares se encontram suspensas, por isso esta foi a forma encontrada para promover um “estreitamento dos laços entre os doentes internados e aqueles que lhe são mais próximos”, cumprindo as normas de segurança para a prevenção e contenção da Covid-19. 

Privilegiando a rede de afetos, a iniciativa reflete-se também na “amenização dos sentimentos de ansiedade e de tristeza vividos”, tanto pelos doentes como pelos seus familiares, durante o período de internamento.

O projeto, denominado “Em Linha Consigo”, possibilita a realização de videochamadas – através da aplicação WhatsApp, instalada em tablets com ligação à internet disponibilizados aos serviços, mas também o envio de uma mensagem gravada, por parte dos familiares, que depois será lida e/ou mostrada ao doente.

Abrangendo principalmente os doentes que não possuam autonomia para contactar com os seus entes queridos, este contacto é sempre estabelecido em função do estado clínico do doente, da disponibilidade dos profissionais dos serviços de internamento que apoiam a ligação e mediante pré-agendamento por parte dos familiares.

O pedido de realização da chamada, ou do estabelecimento de outra forma de comunicação com o doente deve ser feita enviando um e-mail à ULS do Nordeste para o endereço eletrónico emlinhaconsigo@ulsne.min-saude.pt ou ligando para os números de telemóvel 937 592 403 ou 924 231 514 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00). Nesse contacto deverá ser fornecido o nome e o grau de parentesco, bem como a identificação do doente e o serviço em que este se encontra internado.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.