Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

Um dos grupos mais antigos da região faz os próprios instrumentos

Atualmente são cerca de 25 membros, mas tudo começou há 80 anos com apenas um senhor chamado Joaquim Vilela, que era conhecido por fazer já trabalhos manuais e bonecos, que ainda hoje pertencem ao Grupo Zés Pereiras de Sanfins do Douro e são conhecidos como os gigantones.

- Advertisement -
PERFIL

Fundação: 03/05/1945
Elementos:25

Num convívio levado na brincadeira, na altura da festa, algumas pessoas começaram a juntar-se, conta Pedro Pinto, atual presidente da associação, “para bater uns bombos e ele [Joaquim Vilela] teve a ideia de criar o grupo”. Assim, em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, “numa altura em que o país estava novamente a renascer”, este grupo foi oficializado e, apesar de antes só saírem na altura da festa da vila, agora têm inúmeras atividades e até têm de recusar algumas propostas, para puderem descansar.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Artigos relacionados

Mais lidas