Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!

Um Escoteiro também vota

Por estes dias, decorrem as Eleições legislativas: Portugal está de regresso às urnas para eleger a próxima Assembleia da República. 

Os Escoteiros de Portugal são um importante espaço do desenvolvimento da vida cívica dos nossos jovens e do desenvolvimento da cidadania democrática. Através do Método Escotista, não só nos focamos na aprendizagem de técnicas úteis, como também preparamos os nossos jovens para um papel ativo e construtivo na sociedade portuguesa.
Através do método da educação não formal, o Movimento Escotista tem contribuído para a aquisição de qualificações e de competências relevantes em vários contextos, por parte de milhares de jovens.

O Escotismo foi idealizado por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E chama-se “movimento” por estar sempre em constante transformação, acompanhando a evolução dos tempos, mas sem perder seu propósito educacional.

Apartidário, o Movimento Escotista valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em conselhos, conferências e demais grupos de trabalho. Contudo, o movimento não pode ser apolítico: temos que nos aproximar e saber valorizar a boa política. Fazer com que os valores escotistas estejam presentes nas decisões que dão rumo às nossas cidades, não sendo necessário estarmos ligados a partidos e/ou ideologias partidárias.

O Escotismo não deve nem pode estar, portanto, associado a qualquer organização ou partido político. No entanto, os Escoteiros são encorajados a contribuir ativa e construtivamente para a sua comunidade, sociedade e país.

A busca por uma sociedade melhor, no tempo que hoje vivemos, passa indiscutivelmente pela política, e o Escotismo precisa estar presente, e ser incluído na discussão para a construção dessa mesma sociedade.

Acreditamos sempre, que por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo.  E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens.

Sejamos a mudança que queremos ver no mundo!

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS