Este desafio é lançado a cidadãos que não sejam titulares da habilitação de acesso ao curso pretendido pelo regime geral de acesso ao ensino superior, mesmo que não tenham completado o Ensino Básico e Secundário.
As inscrições, que decorrem até 28 de abril, pretendem contribuir para um aumento da oferta formativa junto da comunidade e para o reconhecimento das competências pessoais e profissionais adquiridas ao longo da vida.
Os cidadãos podem inscrever-se via online, através de link disponibilizado pelos Serviços Académicos, no site da UTAD (www.utad.pt), para a realização das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência de Cursos Superiores na UTAD dos Maiores de 23 Anos.
Estas provas constam da apreciação do currículo escolar e profissional do candidato, da realização de uma entrevista e da realização de uma prova específica à escolha de entre o elenco disponibilizado para o efeito, em função do curso pretendido. A aprovação concede habilitação de acesso adequada para que possa candidatar-se ao curso para o qual realizou provas, através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos.