Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

UTAD convida para passeio ornitológico e paisagístico

Em setembro, o ecocampus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe, para além das aves residentes e estivais, as aves migradoras que estão de passagem nas suas rotas para África.

-PUB-

Amanhã, dia 14, podem ser observadas por quem quiser participar no passeio comentado “As Aves como Indicadores de Integridade dos Ecossistemas”.

O ponto de encontro será na capela do Espírito Santo, pelas 9h00, e a participação é gratuita.

“O percurso será circular e de dificuldade baixa, passando pelas coleções de plantas mediterrânicas, calcícolas, resinosas e, depois, pelos trilhos ao largo de campos agrícolas e pelo interior das matas e bosques da UTAD, regressando à capela pelas 11h00”, explica a UTAD em comunicado.

O percurso será guiado pelo coordenador do Jardim Botânico, Frederico Meireles, e pelo coordenador do Laboratório de Ecologia Aplicada e Sustentabilidade Territorial (LEAST), João Alexandre Cabral.

Os investigadores vão abordar, de forma acessível, a relação entre a distribuição, composição e abundância da comunidade de aves e as características dos diferentes habitats deste espaço verde que se estende por 94 hectares.

Os participantes devem trazer roupa e calçado adequado para a caminhada, chapéu e/ou protetor solar, água e binóculos, a que podem juntar máquinas fotográficas ou cadernos de campo para registarem todas as aprendizagens sobre ecologia e biodiversidade. Serão disponibilizados binóculos para quem não tiver e guias para que todos possam acompanhar as observações ao longo do percurso.

Organizado pelo LEAST do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e pelo Rotary Club de Vila Real, este passeio ornitológico e paisagístico integra a programação do “Ecology Day”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), em parceria com a Federação Europeia de Ecologia (EEF).

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS