Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
No menu items!

UTAD preenche 1.561 vagas na 1.ª fase de acesso ao ensino superior

Já o IPB registou a colocação de mil alunos nesta mesma fase, uma quebra em relação ao ano anterior, assim como na UTAD, que também teve uma pequena diminuição de 21 alunos quando comparado com 2023/24

-PUB-

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Os resultados foram divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) no domingo e as matrículas começaram no dia seguinte. 

Em comunicado, a UTAD revela que se registaram ainda “1390 candidatos que escolheram a academia transmontana como primeira opção para frequentar o ensino superior”. 

O reitor Emídio Gomes revelou que a UTAD “volta a apresentar um excelente resultado, evidenciando a consolidação deste destino universitário em patamares muito elevados, o que só aumenta a nossa responsabilidade”. 

Os cursos com classificação média de entrada mais elevada foram medicina veterinária (16,7 valores), psicologia (16,4 valores) e gestão (16,1 valores). 

Na mesma nota, a universidade transmontana revela que dos 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado, “23 preencheram a totalidade das vagas nesta 1.ª fase”.

Os cursos de Engenharia Informática, Ciências do Desporto, Enfermagem, Medicina Veterinária, Psicologia e Gestão são os que registam o maior número de estudantes colocados. 

À semelhança do que se tem verificado nos últimos anos, a UTAD volta a ocupar “100% das vagas da licenciatura em Educação Básica logo na 1.ª fase”. 

De acordo com a DGES, o ingresso em cursos de Educação Básica aumenta 8% face a 2023/24, com 997 estudantes colocados a nível nacional.

Na 1.ª fase do CNAES para o ano letivo 2024/25, foram colocados 49.963 novos estudantes no ensino superior público, sendo que 56,1% dos estudantes foram colocados na sua primeira opção e 87,8% numa das três primeiras opções de candidatura. 

Segundo o comunicado oficial da DGES, a taxa de colocação nesta 1.ª fase subiu para 85,7%, crescendo dois pontos percentuais face ao ano anterior.

Na 2.ª fase do CNAES, que está a decorrer até quarta-feira da próxima semana (4), a UTAD disponibilizará 149 vagas, sendo que a divulgação destes resultados será feita a 15 de setembro.

IPB 

Já o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) registou mil alunos nesta primeira fase, o que representa uma quebra de 167 estudantes face ao ano anterior.

Os cursos com maior procura, que esgotaram todas as vagas, são da área da saúde (Enfermagem e Fisioterapia), da área da Gestão (Gestão, Solicitadoria, Marketing), Artes (Animação e Produção Artística, Arte e Design) e da área de formação de professores (Educação Básica, Línguas Estrangeiras: Inglês e Espanhol e Línguas para Relações Internacionais).

Os cursos de Engenharia mantêm-se como os que menos alunos colocam no concurso nacional de acesso.

Nos outros regimes de ingresso, o IPB manteve uma elevada procura, particularmente nos estudantes internacionais. Nos concursos para alunos internacionais, o número de candidaturas “superou largamente o número de vagas disponíveis (globalmente cerca de quatro candidatos para uma vaga)”.[/block]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS