Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

“Vamos noticiar a abertura de uma fábrica de papel no concelho”

Foi isto que os alunos do Agrupamento de Escolas (AE) de Santa Marta de Penaguião nos disseram, quando foram desafiados a produzir uma notícia, já depois de ouvirem uma explicação sobre o processo de produção de um jornal como A Voz de Trás-os-Montes

-PUB-

Com a ajuda da jornalista, decidiram noticiar a abertura de uma fábrica de papel no concelho, “que vai criar postos de trabalho e ajudar as empresas que usam papel, porque está muito caro”. Tiveram esta ideia depois de perceberem, junto da equipa da VTM, as dificuldades que o setor atravessa devido ao constante aumento do preço desta matéria prima, principalmente desde que começou a guerra na Ucrânia. 

“Foi uma iniciativa muito boa. Não tinha noção que fazer um jornal dava tanto trabalho”
TIAGO
ALUNO

E o desafio foi superado com distinção. Dois alunos fizeram-se passar pelo presidente da autarquia e pelo investidor, tendo respondido às perguntas colocadas pela jornalista. À medida que respondiam, elaborou-se a notícia.

Tiago foi um dos alunos mais interventivos e admitiu que “foi uma iniciativa muito boa que pode, até, despertar o interesse de alguns de nós para o jornalismo”. Contudo, “não tinha noção que dava tanto trabalho, nem que havia tantas etapas”.

Ali ao lado estava o Francisco para quem esta ação foi “muito produtiva” e que “nos ajudou a perceber o mundo do jornalismo”. A partir daqui, garante, “vou dar mais valor à imprensa e vou estar mais atento ao vosso trabalho”.

E Rosa Martins Cardoso, diretora do agrupamento, apesar não ter acompanhado a atividade, recebeu feedback por parte dos alunos. “Já tinha visto que vocês andavam pelas escolas com este projeto e foi bom terem vindo aqui. A opinião geral dos alunos é que produzir um jornal dá muito trabalho e não tinham noção disso”, conta.

AGRUPAMENTO

“Vou dar mais valor à imprensa e vou estar mais atento ao vosso trabalho”
FRANCISCO
ALUNO

Criado em junho de 2003, o AE de Santa Marta de Penaguião é composto por seis estabelecimentos de ensino, com oferta desde o jardim de infância ao 3º ciclo.

Formar cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências e capacidades necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao prosseguimento de estudos ou à sua integração numa sociedade em constante mudança é a missão deste agrupamento, que conta com cerca de 400 alunos.

De referir que, a Escola Básica de Santa Marta de Penaguião é uma eco-escola desde 1999/2000 e, desde então, o esforço feito ao longo de cada ano letivo é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade, nesta escola.

Ao longo do ano letivo, o agrupamento disponibiliza, ainda, um clube de ciência viva, desporto escolar, um laboratório de matemática e um clube de informática, além de estimular os alunos para a leitura, com vários concursos nesse âmbito. 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.