Com a ajuda da jornalista, decidiram noticiar a abertura de uma fábrica de papel no concelho, “que vai criar postos de trabalho e ajudar as empresas que usam papel, porque está muito caro”. Tiveram esta ideia depois de perceberem, junto da equipa da VTM, as dificuldades que o setor atravessa devido ao constante aumento do preço desta matéria prima, principalmente desde que começou a guerra na Ucrânia.
E o desafio foi superado com distinção. Dois alunos fizeram-se passar pelo presidente da autarquia e pelo investidor, tendo respondido às perguntas colocadas pela jornalista. À medida que respondiam, elaborou-se a notícia.
Tiago foi um dos alunos mais interventivos e admitiu que “foi uma iniciativa muito boa que pode, até, despertar o interesse de alguns de nós para o jornalismo”. Contudo, “não tinha noção que dava tanto trabalho, nem que havia tantas etapas”.
Ali ao lado estava o Francisco para quem esta ação foi “muito produtiva” e que “nos ajudou a perceber o mundo do jornalismo”. A partir daqui, garante, “vou dar mais valor à imprensa e vou estar mais atento ao vosso trabalho”.
E Rosa Martins Cardoso, diretora do agrupamento, apesar não ter acompanhado a atividade, recebeu feedback por parte dos alunos. “Já tinha visto que vocês andavam pelas escolas com este projeto e foi bom terem vindo aqui. A opinião geral dos alunos é que produzir um jornal dá muito trabalho e não tinham noção disso”, conta.
AGRUPAMENTO
Criado em junho de 2003, o AE de Santa Marta de Penaguião é composto por seis estabelecimentos de ensino, com oferta desde o jardim de infância ao 3º ciclo.
Formar cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências e capacidades necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao prosseguimento de estudos ou à sua integração numa sociedade em constante mudança é a missão deste agrupamento, que conta com cerca de 400 alunos.
De referir que, a Escola Básica de Santa Marta de Penaguião é uma eco-escola desde 1999/2000 e, desde então, o esforço feito ao longo de cada ano letivo é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade, nesta escola.
Ao longo do ano letivo, o agrupamento disponibiliza, ainda, um clube de ciência viva, desporto escolar, um laboratório de matemática e um clube de informática, além de estimular os alunos para a leitura, com vários concursos nesse âmbito.