Segunda-feira, 4 de Dezembro de 2023
No menu items!
João Rocha Neves
João Rocha Neves
Cirurgião Vascular Hospital da Luz Vila Real

Varizes e calor (de verão, mas não só)

As preocupações com a saúde vascular e a presença de varizes aumentam com a chegada do calor.

-PUB-

No tempo quente, tal como ao longo do ano, é importante evitar exposição excessiva ao calor.

É essencial compreender o impacto do calor na doença venosa, bem como conhecer os cuidados a adotar pelas pessoas com varizes e as precauções que são benéficas para todos.

As varizes são veias dilatadas que se podem desenvolver nas pernas. Com o calor, as veias podem dilatar-se, tornando-se mais visíveis e mais dolorosas.

Cuidados que as pessoas que têm varizes devem adotar:

– Hidratação adequada: beber água refresca o corpo e reduz a dilatação das veias.

– Moderação na exposição ao sol: evitar períodos longos de exposição ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

– Meias de compressão: pode ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea.
A prevenção é a chave. Nas varizes, aplicam-se os mesmos princípios de prevenção, para quem tem ou deseja evitar o problema:

– Atividade física regular: estimula a circulação sanguínea e previne o aparecimento e agravamento de varizes.

– Alimentação saudável: dieta rica em fibras e antioxidantes contribui para a saúde vascular.

– Evitar excesso de calor: nas estações mais quentes, mas também evitando outras fontes como saunas ou banhos de imersão quentes.

Qual é o melhor tratamento? Não há um tratamento primordial. Cada doente é único e necessita de uma decisão e orientação únicas. É essencial consultar um profissional de saúde especializado para determinar a melhor abordagem de tratamento na doença venosa.

O diagnóstico precoce da doença venosa aumenta a probabilidade de sucesso do seu tratamento. As opções de tratamento vão desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias mais tradicionais.

A radiofrequência/laser ou embolização têm-se mostrado eficazes, proporcionando resultados semelhantes aos da cirurgia tradicional, com menos riscos, recuperação mais rápida e excelentes resultados estéticos.

Lembre-se sempre: o calor e o desenvolvimento ou agravamento de varizes estão associados. Prevenir é fundamental, independentemente de se terem ou não varizes.

Consultar um profissional de saúde é sempre a melhor abordagem para esclarecer dúvidas e escolher o tratamento mais apropriado para cada pessoa.

Procure sempre a ajuda de uma equipa de cirurgia vascular especializada.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.