O valor das rendas em Portugal continua a subir, muito por causa de haver mais procura que oferta. Segundo o Idealista, em agosto, os preços das casas para arrendar aumentaram 3,3%, comparando com o mesmo período do ano passado. O preço por metro quadrado é, agora, de 16,8 euros.
De acordo com os dados divulgados, arrendar casa no distrito de Vila Real está mais caro que há um ano, com os valores das rendas habitacionais a aumentarem 34,7%. É a maior subida entre todos os distritos e regiões autónomas do país.
Ainda assim, o distrito continua a ter dos preços mais acessíveis para arrendamento, com o metro quadrado a rondar os oito euros, o que coloca Vila Real entre os cinco distritos mais económicos de Portugal para arrendar habitação, a par de Castelo Branco, Viseu, Portalegre e Santarém.
Em questão de cidades, a maior subida verificou-se em Viana do Castelo (16,1%), Viseu (13,6%), Leiria (12%), Santarém (10,3%) e Coimbra (10%). Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa, com o preço do metro quadrado a fixar-se nos 22,2 euros. O pódio fica completo com Porto e Funchal. Já Castelo Branco, Viseu, Leiria e Santarém são as cidades mais económicas.




