O Vila Real foi a Santa Marta discutir a liderança do campeonato. À entrada para a 5ª jornada ocupavam os lugares cimeiros da classificação, com 10 pontos.
Podemos falar de um jogo com duas partes bem distintas. A primeira foi equilibrada, com o Santa Marta a entrar melhor, mas a pecar na finalização. Já na segunda parte o Vila Real dominou.
Os primeiros 20 minutos foram de muita luta pela posse de bola, com o Santa Marta a ter as melhores oportunidades para chegar à vantagem. Contudo, já diz o ditado que quem não marca sofre e o Vila Real, na primeira vez que foi à baliza, fez golo. André Azevedo, de cabeça, a inaugurar o marcador.
A resposta do Santa Marta chegou pouco depois, de bola parada, com jogada ensaiada, mas o remate de Marquinhos a “raspar” o poste”.
Na segunda parte, sinal mais para o Vila Real que acabou por aumentar a vantagem aos 75′, num remate de Simãozinho, do meio da rua. A vantagem podia ser maior, mas Leandro, aos 78′, a rematar ao lado.
Do lado do Santa Marta, Mika e Cauê iam dando algum trabalho à defesa alvinegra, mas continuava a faltar discernimento no último terço. Destaque para Mika, aos 80′, que no um para dois fica em boa posição para marcar, mas o remate acabou por sair cima.
Com este resultado, o Vila Real sobe ao primeiro lugar da classificação, com 13 pontos. Já o Santa Marta é 4º classificado.