Sábado, 15 de Novembro de 2025
No menu items!
Vila RealVoluntários mobilizam-se para ação de reflorestação na serra do Alvão

Voluntários mobilizam-se para ação de reflorestação na serra do Alvão

No dia 23 de novembro, voluntários participam numa ação de reflorestação na serra do Alvão, em área queimada pelo grande incêndio que atingiu o concelho de Vila Real em agosto.

-PUB-

“Temos programada uma ação de reflorestação na zona da serra do Alvão e queremos que as pessoas se mobilizem”, afirmou à agência Lusa Armando Silva, do grupo Respiramos Gasolina, fundado em 2016.

Neste verão, o concelho foi atingido por vários incêndios, com o maior dos quais a estender-se do dia 02 a 13 de agosto e deixar um rasto de cerca de 6.000 hectares de área ardida, dos quais 1.500 hectares estão incluídos no Parque Natural do Alvão (PNA).

O fogo atingiu área florestal e agrícola, ainda pasto para os animais, e pintou de negro a serra que se ergue junto à cidade de Vila Real e se estende aos concelhos de Mondim de Basto, Ribeira de Pena e de Vila Pouca de Aguiar.

Esta que se pretende que seja a primeira ação de reflorestação da serra, vai decorrer num terreno disponibilizado pela Junta de Freguesia de Vila Marim, que não está inserido no PNA.

Armando Silva disse que foi estabelecida uma parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que está a monitorizar toda ação para que “seja feita e bem feita” e que vai disponibilizar as árvores autóctones que vão ser plantadas, como pinheiros-bravos ou carvalhos . “Para termos a certeza que, aquilo que formos fazer no dia 23, consiga persistir no tempo”, frisou.

Depois de garantidas as plantas e o terreno, Armando Silva disse que faltam as pessoas, pelo que apelou à mobilização de voluntários para a ação que se pretende que seja também de sensibilização.

“O objetivo é tentar reverter um pouco a situação dos incêndios e, fundamentalmente, mostrar que a serra é de todos nós. E, daquela data em diante, olharmos para a serra como sendo ainda mais nossa para a cuidarmos e a mantermos da melhor forma possível”, salientou. A ideia é alertar a comunidade para cuidar e proteger “um património que é de todos”.

Quem quiser participar, deve levar roupa adequada e ferramentas de trabalho, para fazer os buracos na terra, bem como material para a vedação de forma a criar “pequenas florestas” e vedá-las para as proteger dos animais da serra.

O grupo Respiramos Gasolina alia o gosto pelo desporto motorizado e ações de solidariedade como, por exemplo, a recolha de donativos para a Ucrânia após a invasão russa.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS