Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Votação antecipada decorreu sem esperas

Mais de 1000 pessoas votaram de forma antecipada só no concelho de Vila Real.

-PUB-

São estudantes ou trabalhadores deslocados, assim como eleitores que não estarão nos concelhos de origem no dia 10 de março, mas também quem queira evitar confusão do dia das eleições. Foram vários os casos de quem decidiu votar antecipadamente no domingo, a uma semana do dia marcado para as legislativas.

Em Vila Real a votação aconteceu no Liceu Camilo Castelo Branco com muita participação, mas sem grandes demoras nas cinco secções de voto, em que os eleitores eram divididos pelos distritos em que estão recenseados. Até às 16 horas tinham votado 926 eleitores de um total de 1303 inscritos.

Egídio Lopes, de 22 anos, é da Madeira e estuda na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, por isso entende que é uma boa opção poder votar onde mora. “Como sou estudante deslocado precisei de vir votar antecipadamente. É bom porque dá para abranger mais pessoas que estão na mesma situação”, evitando alguma abstenção, admite.

Se não fosse esta modalidade “tinha de pagar uma viagem e ir lá votar, se fizesse mesmo muita questão, assim dá muito mais jeito”. Votar uma semana antes de terminar a campanha não o incomoda e garante que “já tinha a decisão bem tomada”.

Demorou pouco para conseguir votar, tal como Bruna Lopes, também estudante e de Guimarães. A jovem votou nesta modalidade já nas últimas eleições legislativas. “Visto que no próximo fim de semana não posso ir a casa, assim tenho a possibilidade de votar”, direito que considera “muito importante” exercer e evita entrar para os números da abstenção.

“Não havia fila, a entrada foi imediata, o mais demorado foi fechar os envelopes. Está bem organizado, é melhor do que votar daqui a oito dias”, afirma Rúben Clemente, de Vila Real, depois de votar. Explica que tem compromissos no próximo fim de semana, mas também aproveitou “para evitar alguma confusão” que possa existir no dia 10.

Álvaro Pinto estava numa das mesas e garante que a votação correu “bem, com uma boa afluência”, que espera que contribua “para uma redução da abstenção”.

Já em Chaves, houve algum tempo de espera, visto que só havia uma mesa de voto e foram às urnas mais de 600 pessoas.[/block]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS