A ULS diz ter sido contemplada com esta verba, que permitirá requalificar o serviço de obstetrícia daquele hospital. Do montante total, “413 mil euros destinam-se à beneficiação das infraestruturas”. O restante será para “renovação e adquisição de equipamentos”.
O projeto, indica a ULS, “foi apresentado ao programa de incentivo à qualificação dos blocos de parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), aberto no mês de março, e que foi objeto de análise e parecer favorável pela Direção Executiva do SNS”, explicando que, no que diz respeito à requalificação das instalações, será feita “uma intervenção ao nível das redes de eletricidade, de água e de gases, do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado e da proteção contra incêndios”.
As obras incluem ainda “a requalificação de toda a área física do serviço”, como por exemplo “enfermarias, quarto de isolamento e as duas salas de parto”.
No que diz respeito à aquisição de novos equipamentos, a ULS Nordeste destaca “uma nova central de monitorização de cardiotocografia (CTG) e novos ecógrafos para realização de ecografias de 1º e 2º trimestre de gravidez”.
“Fruto desta intervenção, abrangendo uma área de 485 metros quadrados, será evidente o reforço da qualidade, da segurança e do conforto do serviço de obstetrícia”, conclui a ULS Nordeste.