Os desafios globais que hoje se colocam às empresas, como as tensões geopolíticas, mudanças climáticas, ou perturbações nos mercados globais, tornam insuficiente a abordagem tradicional baseada exclusivamente na competição.
Neste contexto, colaboração é essencial. Alianças empresariais podem facilitar o acesso à tecnologia e informação que impulsionam a inovação. Porém, a simples cooperação entre empresas não é suficiente, na maioria das situações, para gerar os níveis de inovação compatíveis com os desafios atuais. É necessário o desenvolvimento de verdadeiros Ecossistemas de Inovação baseados na cooperação entre diferentes instituições.
As instituições do sistema científico e tecnológico e, em particular, as instituições de ensino superior são um elemento fundamental na dinamização e liderança destes ecossistemas de inovação. Para as pequenas empresas, a participação colaborativa em ecossistemas de inovação constitui também uma forma de ultrapassar os problemas de escala e dimensão.
Na verdade, uma pequena empresa dificilmente atinge uma dimensão
económica que viabilize a criação de uma estrutura interna e independente dedicada exclusivamente à inovação. A externalização cooperativa da inovação é a única forma de estas empresas acederem a conhecimento e capacidade de desenvolvimento tecnológico
que suporte a necessidade de inovação nos seus produtos e processos.
Entre alguns casos de estudo pode referir-se o exemplo do Politécnico de Bragança, pela sua liderança no desenvolvimento de um ecossistema regional de inovação focado nas necessidades da região. Associados aos seus centros de investigação e Laboratório foram
criados dois laboratórios colaborativos (MORE e AQUAVALOR) focados em desenvolver inovação colaborativa com as empresas. Porém, um ecossistema de inovação internacionalmente competitivo só se desenvolve com a participação e o empenhamento das empresas, o que só ocorre quando estas avaliam o seu envolvimento numa parceria cooperativa para a inovação.
É necessário incorporar na cultura organizacional das empresas a valorização das parcerias e do desenvolvimento da inovação cooperativa. A colaboração torna-se cada vez mais essencial.