Nesta sessão foram partilhados projetos desenvolvidos por esta unidade, dirigidos aos utentes com asma e/ou doença pulmonar obstrutiva crónica, que poderão ser replicados noutras unidades do ACES, ajustados às suas realidades.
O Dia da Reabilitação Respiratória celebra-se desde 21 de abril de 2016, por iniciativa da Fundação Portuguesa do Pulmão, com o objetivo de sensibilizar os responsáveis pelas políticas de saúde, os profissionais de saúde, os doentes respiratórios, seus familiares e a sociedade em geral, dos benefícios comprovados da reabilitação respiratória para a saúde destes utentes.
A enfermagem de reabilitação tem um “papel fundamental” neste contexto, sendo competência do enfermeiro especialista nesta área “participar e dar resposta aos problemas e limitações vivenciados pelas pessoas com doenças respiratórias, quer em situação aguda, quer em situação crónica, em contexto hospitalar ou em contexto comunitário/domiciliário”.
Todos os doentes do foro respiratório “deveriam ter acesso a cuidados de reabilitação respiratória dirigidos a autogestão da sua doença, pelo que deve procurar informação junto da sua equipa de saúde.