Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Adega de Vila Real: “Chegamos até aqui através do trabalho, não há segredo nenhum”

A criação remonta a 1955, e é desde essa altura que a Adega Cooperativa de Vila Real, inserida na Região Demarcada do Douro, sobrevive às mais variadas crises que tem atravessado o setor, tendo assistido à extinção substancial do número de adegas na região. Em 2023 ficou em 36º lugar na lista das 500 maiores empresas de Trás-os-Montes.

-PUB-

Desde 14 de novembro de 1994 que esta Cooperativa está nas mãos de Jaime Borges. Depois de ter aceitado o convite de um amigo para o cargo, que esperava apenas durar um mês, está há 30 anos como representante máximo da Adega de Vila Real, cujos vinhos são produzidos exclusivamente a partir de uvas das vinhas dos seus produtores. Agora, depois de ter “sido empurrado” para o cargo, diz que fez “tudo o que estava por fazer”.

Quando Jaime Borges chegou à Cooperativa, a produção era de cerca de 300 a 400 pipas e isso “não dava para nada”. Logo no ano a seguir, 1995, conseguiu aumentar esse valor para 6.012. Número concreto que está bem fixo na memória de Jaime Borges. “Conseguimos pôr a adega a trabalhar para ela e para quem dela necessita, que são os produtores”, conta.

“Nesta adega, temos de ter trabalho e um equilíbrio para conseguirmos pagar bem aos produtores e aos fornecedores”
Jaime Borges

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS