Domingo, 3 de Novembro de 2024
No menu items!

Agriforum: A chuva e o granizo “inviabilizam a produção da cereja”

Berta Gonçalves é investigadora do CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas) da UTAD. Há mais de 20 anos que se dedica a estudar a cereja e no Agriforum deste mês falou dos impactos das alterações climáticas neste fruto.

-PUB-

“As alterações climáticas levam a fenómenos extremos, com chuvas intensas próximas da colheita”, refere, explicando que “a chuva, e também o granizo, provocam um rachamento lateral na cereja que inviabiliza a sua produção”.

De acordo com a investigadora, “os consumidores, cada vez mais, querem uma cereja bonita, atraente, com uma cor interessante e um calibre grande”. Contudo, “estas caraterísticas levam a uma menor resistência ao rachamento”, ou seja, “quanto maior é o fruto, menos tolerante é ao rachamento”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS