No dia 10 de outubro, Alexandre fez cinco anos. Era um menino muito alegre, brincalhão e bem-disposto. Mas, de um momento para o outro, começou a ficar no sofá, não queria brincar e queixava-se de dores na cabeça.
Após as queixas, a mãe levou-o ao hospital, onde, numa primeira avaliação, diagnosticaram uma gastroenterite. No entanto, após uma semana, os sintomas continuavam e o Alexandre voltou ao hospital de Vila Real. Foi, então, que o pior se confirmou: tinha um cancro na cabeça.
“Fomos encaminhados para o hospital de São João, no Porto, onde lhe detetaram três tumores, dois no cérebro e um na coluna. Estamos há mais de um ano a fazer tratamentos”, conta a mãe, Rosa Ribeiro, o seu grande apoio nesta dura batalha contra o cancro.
Acrescenta ainda que tem sido um ano “muito difícil, com grandes desafios e muitas emoções, longe de casa, do meu marido e do meu outro filho”.
O Alexandre continua a queixar-se de dores na cabeça, falta-lhe o equilíbrio e cai com facilidade, numa batalha que trava diariamente contra a doença. “Os médicos não sabem o que lhe reserva o futuro, por isso, diz-me para aproveitar todos os momentos que tenho com ele”.
MAIS DE 6 MIL EUROS ANGARIADOS
A mãe do pequeno guerreiro ficou emocionada com as mais de 400 pessoas que se juntaram em torno desta causa, participando numa caminhada solidária que aconteceu na manhã de sábado na vila de Murça. “Só quero agradecer a todos esta ajuda. São pessoas espetaculares, incríveis, não tenho palavras para lhe agradecer”.
A viver numa casa sem condições de habitabilidade, a câmara municipal já disponibilizou uma habitação a esta família, que, agora, precisa de ser mobilada.
Ao saber da história do Alexandre, um grupo de amigos uniu-se em torno desta causa e não têm parado de ajudar o menino e a sua família.
Isabel Barata, uma das quatro pessoas que esteve na organização da caminhada solidária, não ficou indiferente à história do pequeno Alexandre, que quer continuar a sorrir. “A ideia surgiu quando vi a sua fotografia nas redes sociais”, conta à VTM, sublinhando que não poderia “ficar indiferente a esta causa e juntei mais três amigos, a Carla, o Paulo e a Fátima. Todos juntos tentamos angariar dinheiro para o seu bem-estar”.
No total foram angariados 6.123,88 euros, que vão ajudar nos tratamentos do pequeno guerreiro.
Agora, o Alexandre já tem uma casa para morar com mais conforto, mas precisa de ser equipada. “Queremos mobilar-lhe a casa, com eletrodomésticos para ter melhor qualidade de vida. E todas as ajudas são bem-vindas”.
Para ajudar o Alexandre, pode fazê-lo através do IBAN
PT50-0033-0000-45671917277-05