Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
No menu items!

Alunos de Vila Real em destaque na matemática e no português

No ano letivo 2022/2023, Vila Real alcançou “resultados extraordinários” em dois concursos.

-PUB-

O destaque vai para o Canguru Matemático, que pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Na categoria mini-escolar (alunos do 4º ano), o 1º lugar, a nível nacional, de entre 9964 alunos participantes, foi atribuído à aluna Ana Francisca Ferreira, do Colégio João Paulo II.

Na categoria escolar, que engloba os alunos portugueses do 5º e 6º ano, com 21 538 participantes, evidenciou-se a aluna Mariana Santos, no 3º lugar, o aluno Lucas Oliveira, no 4º lugar, o aluno Guilherme Correia, no 6º lugar e o aluno Tomé Pinto, no 9º lugar.

Na categoria mini-escolar (alunos do 2º ano) destacaram-se os alunos Dinis Pinto e Francisco Seixas, em 5º lugar, num grupo de 8294 participantes. Muitos outros alunos, noutras categorias, alcançaram resultados excelentes até ao 18º lugar, entre milhares de participantes.

No português, o destaque vai para os alunos do 8º ano, Miguel Abreu e Pedro Bastos, selecionados para a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2023, após várias provas que englobaram os diferentes domínios do uso da língua (leitura, interpretação, gramática, escrita e oralidade).  As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa e a Associação de Professores de Português, tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os dois estudantes vila-realenses integraram o pequeno grupo de 18 alunos do 3º ciclo com os melhores resultados a nível nacional.

Este grupo de alunos do Colégio João Paulo II, em Vila Real, mostrou que, apesar de se estar a viver numa época dominada pela tecnologia, “é possível manter e aliar a prática do bem escrever e do bem falar em língua portuguesa e promover o desenvolvimento do espírito crítico, a capacidade de resolução de problemas e outros domínios da área da matemática”.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS