“Esta atividade exigiu aos alunos a convocação de múltiplas competências e proporcionou-lhes a aprendizagem de métodos e estratégias para ver criticamente a realidade circundante”, sublinhou a coordenadora da Biblioteca Escolar, Adelaide Jordão.
No âmbito da iniciativa “7 Dias com os Media”, orientado por Patrícia Posse, este workshop permitiu recriar o dia-a-dia de uma redação, atribuindo diferentes cargos (jornalistas, fotojornalistas, paginadores, multimédia) aos alunos. “Esta experiência permitiu-lhes, essencialmente, compreender alguns dos constrangimentos que influenciam a forma como as notícias são produzidas e chegam aos cidadãos”, considerou a formadora.
A 6 de maio, a biblioteca da Camilo Castelo Branco tornou-se numa redação improvisada. “Num primeiro momento, houve uma reunião para discutir os temas a trabalhar. Depois, saíram à procura da informação. Uns ficaram pelo perímetro da escola, outros preferiram ir para a rua entrevistar e fotografar. No regresso, produziram os conteúdos (entrevistas, notícias, fotolegendas, infografias) e construíram uma capa”, relatou.
Para Adelaide Jordão, o envolvimento “ativo e entusiasmado” dos alunos na simulação dos cargos escolhidos demonstra que “a aprendizagem da vida e para a vida se funda em estratégias de aprendizagem ativas”.
Rosa Mendes, professora de Português da turma do 9º ano, garantiu que “os alunos apreciaram muito o workshop, porque sentiram que foram desafiados e mesmo divididos por equipas, funcionaram como um todo”.
“Sabíamos que o jornalismo era uma profissão algo exigente, mas só experienciando estes momentos de azáfama é que compreendemos verdadeiramente a sua complexidade e dificuldade”, reconheceram Adriana, Alexandra, Bruno, Camila, João e Margarida, do 12º A.