Patrícia Posse, formada em jornalismo e ciências da comunicação pela Universidade do Porto, e atualmente a trabalhar no gabinete de comunicação e imagem da UTAD, esteve no Agrupamento de Escolas Diogo Cão no âmbito do programa “Da redação para as escolas”.
Da responsabilidade da Associação Literacia para os Media e Jornalismo, este programa permitiu aos alunos participarem em workshops sobre a temática do jornalismo.
“Os alunos, de três turmas do 7º ano, tiveram a oportunidade de “entrar na pele de um jornalista” e assim perceberem toda a dinâmica da produção de notícias, numa redação de jornal”, explica o agrupamento, acrescentando que “a par da aprendizagem de vários conceitos inerentes à área do jornalismo, os alunos puderam refletir e trabalhar em grupo, criando conteúdos informativos para o hipotético jornal “O navegador”, fazendo-se aqui uma alusão/ homenagem ao grande navegador que dá nome a esta escola”.
Esta iniciativa, cujo principal objetivo passou por desenvolver a literacia mediática junto dos alunos do 7º ano, “enquadrou-se na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, domínio dos Media, em articulação com a disciplina de Português, que também aborda estes conteúdos”, refere o agrupamento.
“A resposta entusiástica dos alunos às atividades propostas foi a prova de que iniciativas desta natureza são do seu agrado, confirmando-se a sua importância na formação integral dos jovens, enquanto indivíduos e futuros adultos, pensadores e criadores críticos e ativos”, conclui.