Domingo, 15 de Setembro de 2024
No menu items!

Antigo bancário condenado por desfalque duas décadas depois

Um antigo bancário foi hoje condenado por um desfalque de 50 mil contos (250 mil euros), feito há 20 anos, a vários clientes do balcão de um banco em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança

-PUB-

O processo foi desencadeado por queixas de vários clientes. Durante 18 anos o arguido não compareceu perante a Justiça, estando na condição de contumaz, o que fez com que não prescrevesse o crime de abuso de confiança de que foi acusado.

Há dois anos apresentou-se em tribunal por iniciativa própria e teve, depois, início o julgamento que culminou hoje com a condenação a cinco anos de prisão, com pena suspensa por quatro anos.

O Tribunal entendeu que passados 20 anos já não se justifica uma pena de prisão efetiva. Porém, o antigo bancário terá que pagar cinco mil euros a duas instituições de solidariedade caso cometa algum crime durante os quatro anos em que a pena estará suspensa.

A sentença dá como provado que o antigo bancário, agora com 57 anos, fez “vários desvios” de dinheiro de clientes do balcão de Alfândega da Fé da Caixa Agrícola, num valor total de 50 mil contos (250 mil euros). Segundo o tribunal, o arguido devolveu, apenas, “uma parte” deste montante.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS