Sábado, 4 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

AquaValor obtém acreditação para o Laboratório de Caracterização de Águas

O Laboratório de Caracterização de Águas (LCA) do AquaValor, sediado em Chaves, recebeu despacho favorável para a acreditação como laboratório de ensaios, informou hoje a instituição.

-PUB-

O pedido de acreditação iniciou-se há dois anos e desde aí foi desenvolvido trabalho técnico. O reconhecimento por parte do Instituto Português de Acreditação (IPAC) chegou agora ao AquaValor, permitindo ao LCA realizar vários ensaios num conjunto diverso de matrizes de água, tendo a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos incluído o AquaValor na lista de laboratórios aptos para realização de ensaios de verificação da conformidade da qualidade da água para entidades gestoras.

Desta forma, o referido laboratório pode realizar análises “a um vasto leque de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos (incluindo Legionella)” para verificar a conformidade com a legislação vigente e assegurar uma qualidade da água adequada. O LCA vai poder analisar águas de consumo, águas naturais doces (superficiais e subterrâneas), águas de processo, águas minerais naturais de nascente e termais e águas de piscina.

O AquaValor esclarece que se trata de um laboratório equipado com tecnologia de ponta e constituído por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, sendo especializado na colheita e caracterização de águas. Para a instituição, o LCA é “uma peça-chave para dar resposta não só às necessidades técnicas de controlo analítico da qualidade da água, mas, sobretudo, à necessidade de valorização e inovação daquele que é considerado o recurso distintivo e agregador do território do Alto Tâmega – a Água”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.