O pedido de acreditação iniciou-se há dois anos e desde aí foi desenvolvido trabalho técnico. O reconhecimento por parte do Instituto Português de Acreditação (IPAC) chegou agora ao AquaValor, permitindo ao LCA realizar vários ensaios num conjunto diverso de matrizes de água, tendo a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos incluído o AquaValor na lista de laboratórios aptos para realização de ensaios de verificação da conformidade da qualidade da água para entidades gestoras.
Desta forma, o referido laboratório pode realizar análises “a um vasto leque de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos (incluindo Legionella)” para verificar a conformidade com a legislação vigente e assegurar uma qualidade da água adequada. O LCA vai poder analisar águas de consumo, águas naturais doces (superficiais e subterrâneas), águas de processo, águas minerais naturais de nascente e termais e águas de piscina.
O AquaValor esclarece que se trata de um laboratório equipado com tecnologia de ponta e constituído por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, sendo especializado na colheita e caracterização de águas. Para a instituição, o LCA é “uma peça-chave para dar resposta não só às necessidades técnicas de controlo analítico da qualidade da água, mas, sobretudo, à necessidade de valorização e inovação daquele que é considerado o recurso distintivo e agregador do território do Alto Tâmega – a Água”.