Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Assistentes sociais criam plataforma de apoio a refugiados da Ucrânia

Um grupo de assistentes sociais portugueses voluntariaram-se para apoiar refugiados da Ucrânia, provenientes do cenário de guerra e de crise, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

Em comunicado, o grupo explica esta iniciativa integra assistentes sociais de todo o território nacional, que intervêm nos diversos setores e instituições de áreas de atuação especializada, tais como: Segurança Social, Saúde, Educação e Ensino Superior, Infraestruturas e Habitação, Justiça, Autarquias, Instituições Sociais do 3º setor e Empresas.

Acrescentam ainda que os serviços disponibilizados “serão prestados por profissionais qualificados e especializados no apoio psicossocial e de advocacia social, designadamente, na informação/aconselhamento sobre direitos sociais e humanos e de orientação para serviços de apoio existentes na comunidade; encaminhamento/mediação na articulação com as diversas respostas institucionais da rede social; e de esclarecimento de dúvidas e dar orientações adequadas e de forma célere na procura de respostas às necessidades identificadas”.

Para o atendimento e triagem das situações, a plataforma dispõe de endereço de e-mail (assistentessociais.acao@gmail.com) e de uma linha telefónica (+351 919417575) que funciona das 10h00 às 18h00.

A plataforma conta atualmente com cerca de meia centena de assistentes sociais e a sua coordenação está a cargo de Ilda Reis e Irene Fonseca.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.