Em comunicado, o grupo explica esta iniciativa integra assistentes sociais de todo o território nacional, que intervêm nos diversos setores e instituições de áreas de atuação especializada, tais como: Segurança Social, Saúde, Educação e Ensino Superior, Infraestruturas e Habitação, Justiça, Autarquias, Instituições Sociais do 3º setor e Empresas.
Acrescentam ainda que os serviços disponibilizados “serão prestados por profissionais qualificados e especializados no apoio psicossocial e de advocacia social, designadamente, na informação/aconselhamento sobre direitos sociais e humanos e de orientação para serviços de apoio existentes na comunidade; encaminhamento/mediação na articulação com as diversas respostas institucionais da rede social; e de esclarecimento de dúvidas e dar orientações adequadas e de forma célere na procura de respostas às necessidades identificadas”.
Para o atendimento e triagem das situações, a plataforma dispõe de endereço de e-mail (assistentessociais.acao@gmail.com) e de uma linha telefónica (+351 919417575) que funciona das 10h00 às 18h00.
A plataforma conta atualmente com cerca de meia centena de assistentes sociais e a sua coordenação está a cargo de Ilda Reis e Irene Fonseca.