Sábado, 27 de Julho de 2024
No menu items!




Associações de Bombeiros recolheram 53 toneladas de eletrónicos para reciclagem

A iniciativa “Quartel Eletrão” deu como concluída a sua oitava edição, realizada durante o ano de 2023, na qual participaram seis associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Vila Real.

-PUB-

Os quartéis de bombeiros vila-realenses conseguiram recolher um total de 53 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados que fora encaminhados para reciclagem.

As associações de bombeiros recebem, por cada tonelada recolhida, uma compensação financeira de 75 euros, estando ainda habilitadas a ganhar vários outros prémios.

No total, as associações do distrito conseguiram receber uma quantia de quase quatro mil euros.

O prémio principal atribuído aos participantes desta causa é uma viatura nova de combate a incêndios, atribuída à associação que recolheu mais resíduos a nível nacional. Este ano o primeiro prémio foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.

Há também um segundo prémio, no valor de cinco mil euros, em equipamentos de proteção individual, seis prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas. Existe ainda um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.

As recompensas financeiras e outros prémios são entregues às associações aderentes como “uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão”, explica a organização da iniciativa.

A recolha desta última edição resultou na recolha de 2.300 toneladas de equipamentos, a nível nacional, mais concretamente, 11 toneladas de pilhas e baterias, 26 toneladas de lâmpadas e 2.258 toneladas de equipamentos elétricos usados.

“O Quartel Eletrão é uma iniciativa a que os Bombeiros de Portugal estão associados desde sempre com enorme satisfação e orgulho. Se, por um lado, é mais uma iniciativa que permite almejar a obtenção de apoios para suporte da sua missão de socorrer, por outro lado, é a demonstração da assunção da responsabilidade ambiental que lhes cabe como simples cidadãos. Estas duas vertentes permitem-nos acentuar, valorizar e desejar a continuidade do Quartel Eletrão”, sublinha o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes.

A nível nacional, a oitava edição do “Quartel Electrão” registou um “valor recorde” de apoio aos bombeiros, tendo sido registados um total de cerca de 270 mil euros em prémios atribuídos.

O “Quartel Eletrão” é uma causa dedicada à recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, lançada em parceria entre a “Electrão – Associação de Gestão de Resíduos” e a Liga dos Bombeiros Portugueses, uma causa que já tem 12 anos de história.

A 9ª edição do Quartel Eletrão já arrancou, em janeiro deste ano, e termina a 30 de novembro. As associações humanitárias de todo o país “terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios”.




APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS




Mais lidas




ÚLTIMAS NOTÍCIAS