Sábado, 12 de Julho de 2025
No menu items!

Atual e anterior comandantes dos bombeiros acusados de peculato e falsificação

O Ministério Público (MP), através do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, deduziu acusação contra o antigo comandante dos bombeiros de Mirandela, Edgar Trigo, contra o atual comandante, Luís Carlos Soares, que à data dos factos era seu adjunto, e também à Associação dos Bombeiros.

-PUB-

Em causa, uma alegada prática de crimes de peculato, abuso de poder e falsificação de documentos.

Segundo avança o Jornal de Notícias, entre 2014 e 2017, os dois arguidos, em conluio com Marcelo Lago, que era o presidente da direção da associação, e já falecido, “obtiveram, em benefício da associação, verbas monetárias pagas pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), a título de subsídios de Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), em montantes superiores àqueles que efetivamente eram devidos e que foram por aquela associação apropriados”.

O MP diz que “foram descontados dos subsídios efetivamente transferidos para os elementos do Corpo de Bombeiros de Mirandela (que prestaram serviços de DECIF) o valor individual de cinco euros por cada turno prestado por bombeiro, descontos esses que foram retidos e apropriados em nome, representação e interesse da associação”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS