Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021
© DR

Autarquia reforça apoio financeiro aos produtores agropecuários

Há um ano que o município de Murça implementou um regulamento de concessão de apoio financeiro destinado ao fomento da produção pecuária no concelho.

-PUB-

Reforço Vocacionado sobretudo para as pequenas explorações agropecuárias, por norma, de natureza familiar, pretende “colmatar as dificuldades em manter os custos associados à produção, a alimentação, a energia, os combustíveis e também os valores despendidos com as ações de profilaxia sanitária”.

A autarquia decidiu, agora, “reforçar o apoio financeiro que é concedido aos titulares de explorações agropecuárias existentes no concelho, aumentado de forma considerável o valor atribuído por animal. Assim, o anterior regulamento previa, nos bovinos, “5 euros de apoio, passou agora para 15 euros por cabeça. Já nos pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) passou de um euro para quatro euros, enquanto nos suínos é agora dado um apoio de 10 euros por cabeça, duplicando o valor em relação ao que era atribuído no passado”.

O atual regulamento contempla ainda alterações nos mecanismos legais e logísticos de forma a criar condições mais simplificadas de candidatura ao apoio.

O executivo municipal pretende “chegar ainda a mais produtores, incentivando-os a criar melhores condições na produção pecuária local, e ao mesmo tempo, sensibilizando-os para importância do cumprimento das regras de saúde animal, e por conseguinte a saúde pública”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.