Milhares de pessoas estiveram no Careto AirShow, o festival acrobático promovido pelo Aero Clube de Bragança (ACB), que junta a cultura e tradição locais com um arrojado espetáculo acrobático.
De olhos postos no céu, a assistência foi arrebatada diversas vezes pela habilidade dos pilotos acrobáticos, que rasgaram as nuvens e se exibiram com manobras que arrancaram suspiros de pasmo, aplaudidas com enorme entusiasmo.
Uma onda de exaltação que contagiou e motivou os pilotos, em cada performance.
Ramón Alonso, com título de Campeão do Mundo, “dançou” com o avião com 450 cavalos, deixando em delírio a assistência.
Arrojado como sempre, Luís Garção, ao comando do PITTS S2B, deixou sem fôlegos a plateia assim como o jovem José Luís, que fez a sua primeira exibição num festival aéreo ao comando de um PITTS S2A.
Nas acrobacias destaque ainda para Ricardo Tavares, que operava um ACROSPORT, e Jorge Cardoso, com um IAK 52, um piloto profissional, que se dedica à acrobacia há apenas dois anos, um transmontano, natural de Miranda do Douro que já garantiu que será presença assídua nos eventos futuros do ACB.
Nas performances, Olias Sanchez e Olias Arce, ambos espanhóis, assim como a Patrulha Fantasma (José Figueiredo e Carlos Costa), exibiram técnicas de coordenação e sincronização absolutamente fantásticas.
Tudo isto realizado debaixo de um apertado protoloco de segurança que garantiu um evento sem imprevistos ou sustos, realizado debaixo da supervisão atenta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A estrela do careto AirShow, pela sua imponência, é o ANTONOV, um mítico avião fabricado a partir dos anos 80, com múltiplos fins, mas especialmente desenhado para transporte de cargas pesadas.
Com duas exibições distintas, os paraquedistas, vestidos de Caretos, fizeram um fantástico Show, lançando-se de salto sobre a multidão e poisando exatamente, no lugar definido, a poucos metros da curiosa assistência.
MULTIDÃO
Com entrada livre não é foi possível aferir quantas pessoas exatamente passaram pelo recinto, mas, a olho nu, era visível a surpreendente adesão de milhares de pessoas.
O ar de satisfação dos presentes era visível nas suas expressões, a maioria de telemóvel virado para o céu para registar os momentos surpreendentes a que assistiam. Os caretos, gaiteiros e grupos de bombos, garantiram animação permanente no recinto.
O já tradicional passeio de automóveis clássicos, com a organização da Nordeste Clássicos, também deu um enorme contributo para o sucesso do evento, que juntou cerca de 160 clássicos.
Foram realizados 45 batismos de voo solidários para o apoio anual à ASMAB e oferecidos 100 batismos de voo, em parceria com a SEVENAIR, a pessoas que nunca tinham voado e não teriam condições para o fazer. Nalgumas víamos lagrimas e alegria da experiência.