Terça-feira, 21 de Abril de 2026

Barragem de Freixiel vai ser o maior investimento de sempre no concelho

Com um investimento de mais de 17 milhões de euros, o Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel era um projeto ansiado há muitos anos e está prestes a tornar-se uma realidade. O empreendimento inclui a Barragem das Olgas, que vai originar uma albufeira de 600 hectares, a ser construída na aldeia de Samões. Outra parte do projeto é a rede de rega que está já a ser instalada no terreno, empreitada com um valor de aproximadamente cinco milhões de euros.

CONTEÚDO PATROCINADO >

Esta infraestrutura é composta por uma rede gravítica, com abastecimento de água sob pressão, para dois blocos de rega que totalizam uma área com 570 hectares.

A criação deste Aproveitamento Hidroagrícola é promovida pelo município, em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), e abrange cerca de 9 quilómetros, integrando principalmente terrenos de várzeas nas proximidades das povoações de Freixiel e Vieiro, nas margens da ribeira redonda das Olgas e outras linhas afluentes, das quais se destacam a ribeira do Pelão e a ribeira da Cabreira. O sistema de regadio vai beneficiar 430 hectares em Freixiel e 140 em Vieiro, e 250 agricultores.

Perante os fenómenos extremos, cada vez mais frequentes com as alterações climáticas, a água torna-se ainda mais importante para a atividade agrícola. Ao possibilitar a irrigação de áreas agrícolas, espera-se que haja um aumento da produtividade das culturas, impulsionando o desenvolvimento rural. Numa zona onde predomina a vinha e olival, além de algum amendoal, é expectável que outras produções se possam ali instalar.

O investimento é apoiado por fundos comunitários. Apenas a aguardar visto do tribunal de contas, a empreitada arrancará nos próximos meses, sendo o prazo de execução previsto de 16 meses. O município estima que no final de 2026 ou início de 2027 o maior investimento jamais feito no concelho esteja pronto, para a albufeira começar a encher.

Outros Artigos

Entre o progresso e os desafios

Entre 2013, primeiro ano de gestão da primeira legislatura, e 2024, o município alcançou progressos notáveis na gestão financeira, evidenciando um compromisso sólido com a sustentabilidade e o equilíbrio orçamental.

“Temos uma série de medidas em curso que ajudam a fixar pessoas no concelho”

Liderada por Carlos Carvalho, que está a cumprir o terceiro e último mandato, a Câmara Municipal de Tabuaço tem uma série de apoios com vista a melhorar a vida dos habitantes do concelho que, à semelhança de outros tantos, luta contra a desertificação. Além disso, há vários projetos em curso no âmbito da habitação e da mobilidade.

Vinho dos Mortos: uma tradição que celebra a cultura e a história local

O Vinho dos Mortos é um vinho regional transmontano produzido com uvas provenientes de vinhas localizadas nas encostas da vila de Boticas, que possuem condições de clima e solo particulares. Uma região classificada como Património Agrícola Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Barrosã: Raça autóctone de qualidade que contribui para fixar pessoas

A Carne Barrosã é considerada Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1994. A raça autóctone, que tem o solar nos concelhos de Boticas e Montalegre, distingue-se pela conjugação das características genéticas associadas às pastagens naturais e forma de tratamento, que conferem uma qualidade excecional à carne.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.