D. Nuno Almeida vai seguir o itinerário do bispo antecessor, D. José Cordeiro, procurando que esta seja uma “visita sinodal e evangelizadora”, contactando nestes primeiros meses de 2024 com os agentes pastorais do arciprestado de Bragança (concelhos de Bragança e de Vinhais).
O percurso arrancou na Paróquia de S. João Baptista, na Unidade Pastoral Senhora das Graças, sendo esta constituída pelas comunidades da antiga Sé, S. Tiago, Santos Mártires, Cantarias e Catedral.
Esta quarta-feira, D. Nuno Almeida visita as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico (Campo Redondo e Artur Mirandela), seguindo depois para o Centro Catequético de S. Tiago. Amanhã, dia 18, é dia de visitar o Centro Social Paroquial de Santos Mártires, onde o bispo fará algumas visitas a doentes e encontrar-se-á com pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na sexta-feira, consta no programa a celebração da eucaristia na Igreja de S. Tiago, que é seguida por encontros com os representantes da delegação brigantina da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Movimento Vencer e Viver, visitas à Escola Profissional Prática Universal e Ensibriga, e reuniões com a NERBA (Associação Empresarial do distrito de Bragança), a ACISB (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança) e o Grupo Desportivo de Bragança. O dia culmina com uma adoração eucarística juvenil, na igreja dos Santos Mártires, pelas 20h30.
Para sábado, dia 20, está prevista uma visita ao Centro de Catequese da Sé, onde D. Nuno Almeida irá presidir as eucaristias nas igrejas da antiga Sé, às 18h00, e S. Tiago, às 19h00. No domingo, o dia começa com as celebrações eucarísticas nas comunidades de S. Tiago e Santos Mártires, seguidas de um almoço comunitário. Durante o período da tarde, o bispo de Bragança-Miranda preside às Vésperas e à Eucaristia.
A Diocese dá conta que as visitas pastorais são precedidas de um curso bíblico em cada comunidade, que se realizam na sequência da presença de um grupo itinerante de três frades Capuchinhos na diocese.