Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Bombeiros têm casa nova

É caso para dizer que “mais vale tarde do que nunca”. Esta afirmação do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, adequa-se precisamente a uma longa ambição dos Bombeiros Voluntários de Santa Marta de Penaguião em possuir um quartel novo e funcional para o desempenho de tão importante papel social.

-PUB-

Cerca de 750 mil euros foi o investimento nas novas instalações, que são consideradas das mais modernas que existem no distrito de Vila Real. O último domingo foi um dia memorável para os “soldados da paz” de Santa Marta de Penaguião, data da inauguração oficial das suas novas instalações, situadas no centro da vila.

Rui Pereira salientou o esforço do Governo, em conjunto com as autarquias, associações de bombeiros, Governos Civis e cidadãos, está a fazer na requalificação e construção de novos quartéis em Portugal. “É um compromisso do Governo para elevar a qualidade da Protecção Civil e, ao mesmo tempo, dotar os nossos bombeiros de melhores condições logísticas e de meios”, frisou. “Houve muito esforço e empenho do Ministério da Administração Interna, da Câmara Municipal e da própria Associação, que possibilitou aos bombeiros de Santa Marta terem um quartel moderno e adequado à nobre missão dos bombeiros”, reforçou.

O presidente da Direcção, Leite Pereira, considerou mesmo a data como “o dia mais feliz desde que está à frente da agremiação”. Depois de citar as más condições em que estiveram os bombeiros nos últimos anos, agradeceu o empenho de todos os organismos e em particular a Ascenso Simões como uma “personalidade determinante” para a construção do novo quartel.

António Araújo, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, aproveitou a presença do ministro para o sensibilizar para algumas questões, como o financiamento das Associações de bombeiros, defendendo “a concessão de verbas atempadamente”. Defendeu ainda “os comandos autónomos e a clarificação do problema com o transporte de doentes”.

Já Francisco Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, referiu que esta obra “foi a concretização de um sonho com várias décadas”, já que esta corporação tinha as piores instalações da região e do país. Sublinhou ainda o apoio financeiro que a autarquia deu, como a doação do terreno e “a comparticipação com cerca de 200 mil euros, numa obra que já está paga”.

O novo quartel dos Bombeiros de Santa Marta começou a ser construído em Fevereiro de 2009 e está dotado com camaratas, salas de reuniões, convívio de formação, bar, acolhimento de parque automóvel.

Nesta obra, a Associação comparticipou com 16 por cento do valor total (117 mil euros, com a ajuda da população), o Município com 27 por cento (200 mil euros) e o Estado 57 por cento (430 mil euros).

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.