Terça-feira, 21 de Maio de 2024
No menu items!

BTT e feira rural dinamizam aldeia

No dia 26 de maio, a freguesia de Vila de Ala, concelho de Mogadouro, promove mais uma edição do BTT “Rota das Bôlas”, uma iniciativa que junta desporto, tradições e gastronomia.

-PUB-

São esperados cerca de 140 participantes, entre ciclistas e caminheiros, vindos de vários pontos do país, num evento que tem vindo a crescer desde que se iniciou, e ao qual se junta a população da localidade, num total de 250 pessoas.

Organizado pela Junta de Freguesia de Vila de Ala e pelo clube Monópteros Bikers, o XIII BTT “Rota das Bôlas” é um evento desportivo de Bicicletas de Todo-o-Terreno (BTT), que aproveita as condições únicas existentes neste concelho para a prática desta modalidade. O nome do evento vem das tradicionais bôlas de sertã feitas na época de natal e que não podem faltar no evento.

A iniciativa pretende promover, estimular e incentivar a utilização da bicicleta, bem como divulgar a gastronomia, cultura e paisagens naturais únicas desta região transmontana.

O presidente da junta de freguesia, Amílcar Machado, diz que nesta edição há a meta de conseguir ter 100 participantes de BTT. “Não será fácil, mas estamos empenhados em conseguir. É um evento que envolve a população de Vila de Ala e é esse o espírito do evento, ter os ciclistas, caminheiros e população juntos num dia de festa e compartilha. Que traga pessoas do concelho e de fora do concelho à nossa aldeia e que levem uma boa recordação do bem receber e um dia voltarem noutra situação”.

Ao já tradicional BTT, junta-se a 2.ª edição da Feira Rural, “para promover os produtos, tradições da nossa freguesia e concelho de Mogadouro que tem muito potencial para ser explorado”. O certame decorre dias 25 e 26, com venda de produtos locais, caldo em panelas de ferro, e animada pela atuação de gaiteiros, e atividades para os mais novos.

A iniciativa conta ainda com conferências sobre a aldeia e turismo sustentável.

No domingo, 26 de maio, realiza-se o BTT mais animado do Nordeste Transmontano e a caminhada. Haverá ainda jogos tradicionais e insufláveis.

Este evento é constituído por três percursos, uma maratona de 55 quilómetros, uma meia maratona de 35 quilómetros e um passeio em família de 15 quilómetros, além de uma caminhada de 10 quilómetros.

Homenagem

Na prova é atribuído o troféu Emanuel Bártolo, que era sócio do Clube Monópteros Bikers e faleceu em 2021, como forma de homenagem ao ciclista que marcava sempre presença neste BTT.

Inscrições: https://www.bttmanager.com/Eventos/btt-rota-das-b-las/814

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS