Nesta corrida alinharam mais de 100 corredores em representação de várias equipas, que tiveram pela frente um traçado de quase 90 quilómetros em constante sobe e desce, estando a principal dificuldade assinalada na ascensão de 9 quilómetros até ao “Alto de Santo Antonino”. Carlos Martins esteve em destaque nesta contagem de montanha, sendo um dos ciclistas que se colocou na frente do pelotão de modo a anular a diferença para o grupo em fuga, tendo sido o 5.° classificado na contagem de montanha instalada no alto.
Já na parte final e na discussão da corrida, Carlos Lameira teve o colega Pedro Pinheiro como fiel escudeiro que o deixou em posição para discutir os primeiros lugares.
A próxima prova deste troféu disputa‑se num crono‑escalada dia 25 de Abril, na localidade de Oia.
Taça Portugal BTT em Ribeira de Pena
Ribeira de Pena acolheu dia 29 Março a segunda prova da Taça Portugal BTT, quase 300 atletas do “cross country” que disputam o mais importante troféu da disciplina produziram o espectáculo na localidade transmontana onde a regularidade dos vencedores foi a tónica dominante. No principal escalão, a Elite, Luís Pinto (Lacoviana/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal de XCO conquistou a primeira vitória do ano ao cabo de uma prova sem incidentes e na qual dominou por completo desde a volta inaugural. 0 quarto lugar de Castro Marim, prova assinalada por problemas mecânicos, foi assim melhorado com a reedição do sucesso em Ribeira de Pena, por tradição um dos mais exigentes circuitos da Taça de Portugal.
A equipa Skoda Irmãos Leite/ Bicicar / Tourencinho esteve presente nesta prova com 3 atletas, tendo em Elites obtido o 19.° lugar através de Jorge Machado e em masters A o 24.° e 32.° por intermédio de Davide Oliveira e Vítor Alves respectivamente.