Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Carlos Magno: “Temos de voltar à literatura e aos clássicos”

A afirmação é de Carlos Magno, jornalista transmontano, natural de Vinhais, que abriu a Festa da Literatura de Chaves (FLIC).

-PUB-

A 8.ª edição é dedicada ao cinquentenário do 25 de Abril e, da cidade onde estudou, diz que “Chaves era uma cidade liberal” ainda antes desta data, recordando a convulsão de 1973 com a não subida do GD Chaves à segunda divisão, a “primeira grande revolução” que experienciou, visto que “nas assembleias gerais do Desportivo se gritava viva a liberdade e se falava já de tudo menos de futebol”.

Sobre a Revolução dos Cravos, destaca que foi a data que “permitiu que toda a gente divergisse e discordasse”, e deu “a capacidade de criticar em público”, os próprios “fundadores da pátria contemporânea”, com quem teve divergências.

O também professor universitário defendeu que “não há liberdade de expressão, sem expressão da própria liberdade. Temos sempre, em todas as circunstâncias, de defender em primeiro lugar a liberdade de expressão e o resto vem a seguir”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS