Um dos objetivos do projeto é ser a “base para a futura formação médica graduada”.
O novo CACTMAD é constituído por um consórcio fundado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pelo Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), em conjunto com os ACeS Douro I – Marão Douro Norte, de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso e do Douro II – Douro Sul (que abrangem 24 centros de saúde).
“O CACTMAD assenta em ideias bem claras sobre as respostas a dar a necessidades concretas de saúde e de ensino, já muito bem diagnosticadas. É, cada vez mais, a prova real e concreta de que só podemos fazer acontecer quando o poder político dá ouvidos à ciência e aos territórios”, afirma o reitor da UTAD, Emídio Gomes.
As cinco áreas-chave do CACTMAD são a prevenção da doença, a simulação, a automação e a telemetria em medicina, a medicina personalizada e de precisão, os cuidados continuados e paliativos, bem como as zoonoses.
Assente na filosofia ‘one health’, que integra a saúde humana, animal e ambiental, o CACTMAD vai implicar o trabalho colaborativo de profissionais da área da saúde, do ensino e da investigação científica.
O CACTMAD vai estar ao serviço de uma região com quase 400 mil habitantes, distribuídos por uma área geográfica de mais de 13 mil km2, onde o índice de envelhecimento (número de idosos por cada 100 jovens) é de apenas 316,7, com uma taxa de renovação da população negativa – resultante de uma taxa bruta de natalidade de 5,4 e 5,9 por mil habitantes e uma taxa bruta de mortalidade de 15,5 e 13,1 por mil habitantes. Face aos elevados índices de envelhecimento e perante uma taxa de renovação populacional negativa, esta é vista como “a solução de futuro” para prestar melhores cuidados de saúde às populações.
Um ano volvido desde a publicação da portaria em Diário da República, o CACTMAD é “um projeto de grande importância para a região e para o país, que tem vindo a ser preparado com muito cuidado e no qual se depositam muitas e legítimas expectativas”, considera António Ferreira, que preside à Direção do CACTMAD.
Para o CHTMAD o centro “é um projeto de importância transcendente que irá assegurar o apoio ao desenvolvimento na prestação de avançados cuidados de saúde a toda esta região, que muito fará pela saúde do país”.