Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
No menu items!

Centro de Gira Volei UTAD/Diogo Cão apura duplas para a final nacional

No sábado, em Mesão frio, o Centro de Gira Volei UTAD_Bairro 2_Diogo Cão, voltou apurar duplas para a final nacional, que vai decorrer em Viana do Castelo nos dias 1 e 2 de junho.

-PUB-

Estiveram presentes cerca de 160 atletas de várias zonas de Trás-os-Montes, onde o Centro de Gira Volei UTAD_Bairro 2_Agrupamento de Escolas Diogo Cão, participou com 18 atletas e seis treinadores, em que obteve o 1º lugar em Fem 8-10 anos; 1º lugar em Masc 8-10 anos, 3º e 4º lugar Fem 8-10 anos e 4º e 5º lugar Masc 8-10 anos.

Em comunicado, é explicado que este projeto surge de um “protocolo da UTAD, com o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, onde os alunos da especialização de Voleibol no 3º ano, fazem a sua intervenção junto do 1º Ciclo, este protocolo existe há diversos anos, visto que este local de excelência, onde os alunos do 1º ao 4º ano, dos 6 aos 10 anos estão numa fase de desenvolvimento corporal, desenvolvimento da motricidade fina, coordenação motora, lateralidade, conhecimento do próprio corpo”.

Devem trabalhar estas valências, nestas idades de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o professor Vicente João, que vem desenvolvendo esta atividade de extensão à comunidade, em conjunto com o professor Fernando Boura, coordenador da Escola do Bairro 2, nos últimos 10 anos, têm criado “laços de trabalho académico, de humanização, e educação”. Têm ainda proporcionado aos alunos da UTAD e da Escola do Bairro 2, a oportunidade de ter uma experiência internacional, onde já passaram alunos de ERASMUS, de várias nacionalidades: espanhola, italiana, entre outras.

Este ano, estão a trabalhar no projeto um aluno francês, dois portugueses e um brasileiro. Mais uma vez, depois de nos últimos anos terem sido apuradas diversas duplas para as fases nacionais em Castelo de Vide, Maia, este ano será em Viana do Castelo.

Alcançando apuramento pelo 2º ano consecutivo, da dupla 8-10 anos Masc, Manuel Mesquita e António Teixeira, que serão acompanhadas pela dupla Fem 8-10 anos Lara Morais e Diana.

Pela excelência deste projeto, no início do mês de maio, o diretor do curso de Ciências de Desporto da Universidade de Reykjavik – Islândia, o professor Örn Ólafsson, veio ver a forma como decorre este projeto na escola de Vila Real, tendo sublinhado que este modelo “é muito interessante”. No entanto, referiu, que a escola “é realmente o local de excelência para o início de uma atividade desportiva saudável e única”, porque na escola tem-se acesso a tudo, os alunos, os profissionais do desporto, o material e as instalações”.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS