Resultante de um investimento que ultrapassa os 630 mil euros, cofinanciado pelo ICNF, o equipamento está dotado com uma área coberta de aproximadamente 800m2, materializado em duas unidades edificadas, uma destinada ao acolhimento dos animais e outra destinada a diferentes serviços e valências.
Com 36 unidades que podem alojar até 144 animais, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Chaves (CROAC) conta ainda com uma sala para cirurgia de esterilização, uma sala de profilaxia, uma sala para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e socialização de animais e um espaço de quarentena com duas boxes de isolamento, o que constitui um passo fundamental em termos de saúde pública e do plano municipal de controlo e bem-estar animal.
Na inauguração, o presidente da Câmara, Nuno Vaz, agradeceu a causa nobre levada a efeito por todos os voluntários que têm desenvolvido a sua atividade ao longo destes anos, em prol dos animais de companhia abandonados.
Referiu ainda que “este investimento pretende constituir-se como uma resposta e um contributo importante para a melhoria do bem-estar animal, numa intervenção pró-ativa da sociedade”.
O principal objetivo do CROAC consiste em alcançar uma recolha responsável de animais, a qual constitui a efetiva solução para minorar os problemas decorrentes de sobrepopulação dos animais em especial dos cães e gatos, proporcionando condições para que possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável.