Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
No menu items!

Centro de Recolha pode alojar até 144 animais

Chaves já tem um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, que permitirá melhorar o processo de gestão de animais errantes, garantindo “condições dignas” para o acolhimento e promoção do bem-estar animal.

-PUB-

Resultante de um investimento que ultrapassa os 630 mil euros, cofinanciado pelo ICNF, o equipamento está dotado com uma área coberta de aproximadamente 800m2, materializado em duas unidades edificadas, uma destinada ao acolhimento dos animais e outra destinada a diferentes serviços e valências.

Com 36 unidades que podem alojar até 144 animais, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Chaves (CROAC) conta ainda com uma sala para cirurgia de esterilização, uma sala de profilaxia, uma sala para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e socialização de animais e um espaço de quarentena com duas boxes de isolamento, o que constitui um passo fundamental em termos de saúde pública e do plano municipal de controlo e bem-estar animal.

Na inauguração, o presidente da Câmara, Nuno Vaz, agradeceu a causa nobre levada a efeito por todos os voluntários que têm desenvolvido a sua atividade ao longo destes anos, em prol dos animais de companhia abandonados.

Referiu ainda que “este investimento pretende constituir-se como uma resposta e um contributo importante para a melhoria do bem-estar animal, numa intervenção pró-ativa da sociedade”.

O principal objetivo do CROAC consiste em alcançar uma recolha responsável de animais, a qual constitui a efetiva solução para minorar os problemas decorrentes de sobrepopulação dos animais em especial dos cães e gatos, proporcionando condições para que possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para adoção responsável.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS